Com a proposta de promover uma leitura da Encíclica Fratelli Tutti dentro do contexto do Ano Inaciano, o Pe. Cleber Gonçalves, assistente espiritual do Colégio Antônio Vieira, deu início este mês à série de encontros virtuais de formação sobre o tema. Trata-se de uma oportunidade, oferecida às famílias e colaboradores da instituição, para um maior aprofundamento acerca dos ensinamentos da carta encíclica lançada no ano passado pelo Papa Francisco, Fratelli Tutti. O documento propõe à sociedade novas atitudes pautadas na fraternidade e amizade social, a partir do reconhecimento de que somos ‘Todos Irmãos’.
A série foi lançada oficialmente em junho, com uma palestra do diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, numa formação apenas para as famílias cujos filhos estão no Programa de Catequese. Agora, serão, no total, cinco encontros conduzidos pelo Pe. Cleber, todos abertos à participação das famílias e colaboradores vieirenses. Estão previstos novos encontros nos dias 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro e 9 de novembro. No evento do dia 20 de julho, mais de 80 pessoas participaram.
TRÊS PERSONAGENS
Pe. Cleber, Mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, iniciou as atividades partindo de uma linguagem bem didática para envolver os participantes acerca dos temas a serem tratados como pano de fundo para as reflexões. Ele falou sobre o histórico de vida de três importantes personagens da Igreja: São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola e o próprio Papa Francisco, destacando as influências sucessivas na conversão espiritual, a partir dos ensinamentos de Jesus.
Em relação à Encíclica, o Pe. Cleber frisou, por exemplo, que o título Fratelli Tutti da carta é originário de palavras usadas por São Francisco de Assis. “Por outro lado, é um texto que nos convoca a uma conversão pessoal a sermos pessoas melhores, a cuidarmos dos nossos irmãos como fez Jesus, a partir da amizade social e fraternidade, o que também converge para o Ano Inaciano que tem como palavra-chave justamente a conversão, partindo do exemplo de Inácio de Loyola”, ressaltou. O padre ainda apresentou vídeos do Hino Oficial do Ano Inaciano e dos assuntos de cada capítulo da Encíclica, a serem tratados, mais detalhadamente, nos próximos encontros. As famílias e colaboradores ainda foram incentivados a refletir e vivenciar experiências de fraternidade.
‘TESOURO PARA AS FAMÍLIAS’
Durante o evento, a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, destacou o quanto a Encíclica Fratelli Tutti também se revelou como um importante instrumento para que os cristãos encontrem esperança para atravessar o período da pandemia. “É um verdadeiro tesouro que também nos ajuda, enquanto pais e comunidade escolar, a educar as crianças à imagem da Trindade Santa”, declarou. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Vieira, professor João Ramiro, ressaltou que as atividades da formação sobre a Encíclica não poderiam ter começado em dia melhor. “Neste 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo e a Fratelli Tutti nos convida a nos reconhecermos como irmãos também a partir da amizade social”.
Fonte: Colégio Antônio Vieira