ANO INACIANO

O que estamos celebrando?

2021 é um ano especial para a Companhia de Jesus, pois celebramos os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, processo de transformação pessoal que teve início após ele ser gravemente ferido na Batalha de Pamplona e que culminou em Manresa. Essa experiência ajudou-lhe a ver novas todas as coisas em Cristo, além de dar origem a uma espiritualidade que, cinco séculos mais tarde, continua a auxiliar o encontro de milhares de pessoas com Deus.

O Ano Inaciano, convocado pelo Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Arturo Sosa, e batizado como ‘Ignatius 500’, começa em 20 de maio de 2021 e segue com uma programação repleta de eventos que terá o seu ápice no dia 31 de julho de 2022, data em que comemoramos a festa de Santo Inácio de Loyola.

O LEMA DESTE ANO

‘Ver novas todas as coisas em Cristo’ é o lema que inspira a celebração. Basicamente, ele simboliza três pontos: primeiro, que devemos estar sempre com os sentidos abertos para captar as necessidades do nosso meio, perguntando-nos a todo momento como podemos ajudar a transformar a realidade; em segundo lugar, assumir as nossas próprias limitações, como o próprio Inácio o fez, e em terceiro lugar, sair pela estrada, descobrir aquele Deus que habita e trabalha em todas as criaturas e contemplá-lo em tudo o que nos acontece.

O que se pretende?

O Ano Inaciano pretende mobilizar todas as obras apostólicas da Companhia de Jesus ao redor do mundo e também a cada um de nós. A celebração nos oferece uma grande oportunidade para ampliar o horizonte do nosso olhar; enfrentar nossas feridas para curá-las; aprofundar a espiritualidade inaciana; aceitar a diversidade de nossa própria vida e a dos outros; e abrir o nosso coração para que possamos experimentar o caminho de fé e de conversão, assim como fez Santo Inácio de Loyola.

Responsável por dar origem à missão que conduzimos nos dias atuais, Santo Inácio é um exemplo para quem quer ter uma vida plena, pois nos ensina que é preciso parar e ver quem somos, o que gostamos, o que nos preenche, para onde queremos direcionar nossos esforços.

Como podemos aproveitar este período?

Haverá quem aproveite este tempo especial para conhecer a vida de Santo Inácio e os passos que o levaram renunciar da condição de nobre cavaleiro para se tornar um pobre peregrino, que desejava servir a Cristo. Conhecer a história, sem dúvida, é um passo importante, mas corremos o risco de nos colocarmos apenas como espectadores e, no final, continuar do mesmo jeito. Outra possibilidade, ainda mais enriquecedora, é passar de espectadores a atores, refletindo sobre perguntas como: será que o que aconteceu a Inácio pode acontecer comigo? O que eu preciso deixar para trás, tal como fez Inácio? Estou preparado para que Jesus seja o Senhor da minha vida?

As Preferências Apostólicas

A celebração será guiada pelo discernimento das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Elas transformam-se, assim, no pano de fundo que nos convida à conversão pessoal. A primeira preferência remete à experiência de Deus realizada através dos Exercícios Espirituais e ao caminho de discernimento como estilo de vida. A segunda indica que toda experiência autêntica de Deus conduz à escuta dos pobres e excluídos, e à disposição de se colocar ao seu serviço. A terceira preferência apostólica aponta os jovens como principais atores a serem acompanhados em vista da construção do futuro. A quarta preferência recorda a urgência de se colocar no cuidado da Casa Comum quando se vive um tempo em que coexistem tantas ameaças ao equilíbrio da natureza e ao bem-estar social.

Agradecemos aos membros do Grupo de Trabalho para o Ano Inaciano na Província do Brasil pela dedicação na condução estratégica desse tempo tão importante para a Companhia de Jesus. O GT tem em sua formação: Pe. Laércio Lima, SJ, Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade (coordenador); Pe. Jean Fábio, SJ, Secretário para Juventudes e Vocações; Esc. Dimas Oliveira, SJ; Lucimara Trevizan, Diretora Executiva Centro Loyola, Belo Horizonte (MG); Vanessa Correia, Coordenadora do Eixo Pedagogia da Formação do Programa MAGIS Brasil; Pedro Risaffi, Secretário Executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica.

Agradecemos também a todos jesuítas, leigos e leigas que têm colaborado nas celebrações do Ano Inaciano. Nosso especial agradecimento às equipes do Apostolado da Oração, Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ), Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e Santuário Sagrado Coração de Jesus (São Leopoldo/RS).