4ª Oração Quinzenal para o Ano Inaciano

  20/07/2021

Como parte das iniciativas de celebração do Ano Inaciano (2021-2022), a Comunidade de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga, em Fortaleza (CE), redigiu a 4ª Oração Quinzenal para este ano jubilar. A iniciativa tem como objetivo colocar todos em comunhão com a Companhia Universal. Confira a seguir!

Introdução – O sonho de um futuro de esperança para os jovens. Foi dito que sonhar é deixar o inconsciente se expressar. Pede-se que na contemplação deixemos que isto aconteça do mesmo modo quando estamos à vontade com uma pessoa do nosso relacionamento. É assim que devemos estar com Cristo em nossa oração, como nos pede Santo Inácio.

Todos – Senhor, que a gratidão como olhamos nossas vidas, faça aumentar nossa esperança. Que tua presença nos encoraje a sermos testemunhas, não só na cruz, mas também esperança de ressurreição, sobretudo neste tempo de sofrimentos e de dificuldades para todos.

Comentário 1 – Nesta dolorosa experiência de pandemia evocamos cenas de tantas mortes de familiares, amigos e conhecidos; de sofrimentos dos enfermos nos quartos e corredores dos hospitais e em muitos lares. Sentimos a indigência dos altos custos dos medicamentos e outros itens básicos de inúmeras famílias empobrecidas.

Comentário 2 – Há que nos questionar sobre o que o Bom Deus está querendo nos dizer com essas realidades dolorosas. E nos perguntar sobre o que é mais importante em nossos relacionamentos, em presença ou à distância, com essas pessoas sofridas; e observar como tais situações podem se converter em momentos de luz e de aprendizado, pois mexeram com muitos de nossos valores e comodidades.

Todos – Senhor, que jamais sejamos insensíveis às dores da humanidade, encerrando-nos em nossos castelos bem assistidos.

Leitura – Ev. Lc 19,1-10. “Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia ali um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e porque era de baixa estatura. Então ele correu adiante e subiu a um sicômoro para vê-lo quando passasse por ali. Chegando Jesus naquele lugar e, levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa porque é preciso ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e recebeu-o com alegria. Vendo isto todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se na casa de um pecador. Zaqueu, entretanto de pé, diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituir-lhe-ei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é um filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Todos – Senhor, são tantos os jovens sem vez no mundo da educação e do trabalho. Que os Zaqueus de hoje, que são os poderosos, se convertam ao desejo sincero de conhecer a Cristo, para que ele possa torná-los justos e generosos.

Reflexão – (Pe. Geral, em carta de 18/02/19)

“A juventude é a etapa da vida humana na qual cada pessoa toma decisões fundamentais para se inserir na sociedade. É a etapa em que busca sentido para sua existência e para a realização de seus sonhos. Acompanhar este processo, a partir da experiência do discernimento, acompanhando-os da Boa Nova de Jesus Cristo, é uma oportunidade para mostrar o caminho que leva a Deus, caminho que passa pela solidariedade com os seres humanos para a construção de um mundo mais justo. Os jovens continuam abertos ao futuro, com a esperança de construir uma vida digna num mundo reconciliado e também pacificado com o meio ambiente. São os jovens, com sua perspectiva, que podem nos ajudar a compreender melhor essa mudança de época que estamos vivendo, como também sua novidade cheia de esperança.”

Todos – São tantos os jovens da América Latina que frequentam nossas escolas, universidades e paróquias. Que eles sejam comprometidos com este ideal de justiça social, de fraternidade e de respeito aos direitos dos empobrecidos e da “casa comum”.

Lado 1 – Senhor, nós te apresentamos os nossos jovens para que, buscando os valores mais consistentes e profundos, conheçam em que consiste a verdadeira liberdade.

Lado 2 – Acompanhados com sabedoria, sejam ajudados a responder ao chamado que Tu diriges a cada um, para realizar seus projetos de vida e serem felizes. Mantém seus corações abertos para grandes ideais e torna-os atentos ao bem de todos.

Todos – Pai Nosso…

Concluir com a oração oficial do Ano Inaciano – https://bit.ly/36tJW21

* Elaborada, quanto possível, segundo os subsídios da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL).