Abertura do Ano Inaciano na Escola Nhá Chica

  01/06/2021

A Companhia de Jesus vive um tempo singular, em que propõe a vivência interior e exterior do Ano Inaciano, no qual recorda-se os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e os 400 anos da sua canonização. Aquele que buscava honras e glórias do mundo, vê sua vida inteira transformada em uma experiência humana e espiritual, após ter sua perna estraçalhada por uma bala de canhão. O que parecia uma derrota e fracasso de seus projetos, se converteu em uma história de vencer a si mesmo constantemente, além de ajudar a tantos outros a vencerem a si mesmos e a se colocarem sob a bandeira de Jesus.

Com essa composição de lugar orante, a equipe de pastoral da Escola Nhá Chica, localizada em Montes Claros (MG), se colocou em oração e, ao mesmo tempo, convidou a toda comunidade educativa para “rezar com os olhos” da imaginação, se colocar em Pamplona e ver Inácio sendo atingido pela bala de canhão, contemplar ele lendo a vida dos santos e a de Cristo, a acompanhá-lo em seu processo de iluminação desde a vigília de armas até a iluminação a beira do Rio Cardoner, de onde vem o singelo apelo para esse tempo ‘Ver Novas Todas as Coisas em Cristo’.

Nos dias 27 e 28 de maio, na parte da manhã, os professores trabalharam a vida de Santo Inácio de forma lúdica com teatros, músicas e pinturas que ajudaram as crianças a aprender um pouco mais sobre a vida do fundador da Companhia de Jesus. Pela tarde, os alunos e os professores se engajaram em uma gincana inaciana que aprofundou a história do Santo. Já pela noite, tudo foi colocado em ação de graças com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Roberto Donizetti, SJ, na quinta-feira, e pelo Superior do Núcleo Apóstolico de Montes Claros, Pe. Carlos Giovanni Salomão, SJ, na sexta-feira.

Ao longo do semestre, foram realizados também diversos momentos de espiritualidade, com o objetivo de preparar a comunidade educativa para melhor conhecer a vida de Santo Inácio e para melhor viver esse tempo tão especial. Nesse período, foi constituído um grupo de trabalho para planejar as questões pastorais da Escola, além, é claro, da vivência do Ano Inaciano, são eles: Leila Xavier Amorim, diretora; Iracema Cruz Veiga, coordenadora pedagógica; Juliana Pereira Fernandes, professora de Humanística; Thielen Tamires Silva Takari, professora de Música; Silvia Pereira Soares, professora de apoio; Daniel de Santa Silvia, enfermeiro; Lucas Pedro dos Santos, agente de Formação Cristã.