Ano Inaciano inspira reflexões na série ‘Oração com colaboradores do Vieira’

  27/06/2021

Os 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola e as aplicações de seus ensinamentos no cotidiano, mesmo em tempos tão difíceis de uma pandemia, foram tema da série especial Oração com os Colaboradores – Ano Inaciano, realizada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA). Os eventos ocorreram, com encontros virtuais pela plataforma Teams, de 8 de junho a 17 de junho.

O Sorpa do Vieira já promove normalmente, duas vezes ao ano, um momento de oração com a equipe (Oração nos Setores), numa programação organizada por setores de atuação dos colaboradores. Por conta do Ano Inaciano, aberto em 20 de maio, foi incluída na programação de 2021 a série especial de orações em grupo, tendo como foco o tema que marca as celebrações: “Ver Novas Todas as Coisas em Cristo”.

Amar e Servir

Nos encontros virtuais, após apresentações sobre a histórica da conversão de Santo Inácio, os colaboradores do Vieira foram incentivados a identificar situações do dia a dia que possam ser reavaliadas sob o olhar cristão. A intenção foi “promover uma reflexão no sentido de renovar atitudes, enxergando novas possibilidades de encarar desafios pessoais e profissionais, com vistas a ser uma pessoa cada vez mais disposta a ‘amar e servir’ e contribuir para um mundo melhor”, explicou o pastoralista Antônio Diniz, em um dos momentos.

As Quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus podem ser o pano de fundo que nos convida a uma conversão pessoal para que  também possamos ver novas todas as coisas em Cristo​​​”, completou a pastoralista Gilmara Ferreira. Além dela e Diniz, os também pastoralistas Rafael Souza, Débora Santana, Núbia Calasans, William Justa, José Paulo Santos, Marivalter Barbosa, Daniel Oliveira e o Irmão Luiz Rocha, além do coordenador do Sorpa, professor João Ramiro, conduziram os momentos de oração. Os encontros foram animados com músicas, a exemplo do Hino Oficial do Ano Inaciano.