Ano Inaciano (2021-2022) no Pateo do Collegio

  19/05/2021

Amanhã, dia 20 de maio, terá início o Ano Inaciano!

No dia 20 de maio de 1521, Inácio de Loyola – ainda Iñigo Lopez de Loyola – sofreu um ferimento de bala de canhão, durante a batalha de Pamplona. Este ferimento quebrou a perna do então cavaleiro e fez com que ele sofresse um longo período de convalescença: período permeado pela dor, pela reflexão e pela introspecção. Mais tarde, Inácio reconhecerá que, naquele tempo, Deus o tratava como mestre-escola ao seu aluno: ensinando-o.

Esta experiência, como veremos, foi um ponto de partida para um movimento muito maior: a conversão de Iñigo para Inácio; a conversão do cavaleiro para o santo.

O Pe. Arturo Sosa, Geral da Companhia de Jesus, fez um apelo à toda a Companhia a comemorar e rememorar este episódio crucial na vida de Santo Inácio de Loyola. Através do ano inaciano – que terá início no dia 20 de maio de 2021 e fim no dia 31 de julho de 2022 (Dia de Santo Inácio) – somos convidados a olhar a vida de Santo Inácio de forma a “Ver novas todas as coisas em Cristo”.

Durante este ano comemorativo, nós do Pateo do Collegio, enquanto obra apostólica da Companhia de Jesus que tem como missão o resgate da história e da memória da ação dos jesuítas em São Paulo nestes quase cinco séculos de missão, desenvolveremos diversas atividades. Nosso site comemorativo reunirá todo este conteúdo, através de artigos, palestras e da nossa “linha do tempo inaciana” de maneira que tenhamos, durante toda a efeméride, o olhar para a história de vida de Santo Inácio, com destaque para o processo de conversão: a conversão de um homem que culminará na missão de milhares de outros homens, em todos os continentes, desde os tempos de Santo Inácio até os dias de hoje.

Acesse o nosso site e acompanhe-nos nessa jornada de conhecimento e Fé!

www.anoinaciano-pateodocollegio.com

Imagens: Albert Chevallier-Tayler (1862-1925) The Life of St Ignatius, 1904 | ©️ Jesuit Institute

Música: Tomai Senhor e recebei, pela Schola Cantorum do Pateo do Collegio, sob a regência de Felipe Bernardo