O Ano Inaciano enquanto Comunidade Anchietana

  30/05/2021

A partir do lema ‘Ver novas todas as coisas em Cristo’, a Companhia de Jesus nos convida ao exercício da conversão pessoal e institucional no intuito de uma renovação espiritual da nossa vida e missão como comunidade que se congrega a partir de um mesmo objetivo: a transformação de vidas por meio da formação integral. 

O Ano Inaciano surge como uma grande oportunidade para todas as pessoas revisitarem a história de Santo Inácio de Loyola, especialmente a sua conversão, num movimento de ressignicação das próprias experiências, impactando o modo de ser e de fazer pessoal, comunitário e institucional. 

No Colégio Anchieta, no mês de abril, constitui-se um Grupo de Trabalho (GT) com membros da direção, dos professores, do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP), dos alunos, da formação complementar, da APM e da 4A, buscando a maior representatividade da comunidade anchietana com vistas ao planejamento de estratégias formativas e celebrativas que possam contemplar a diversidade dos diferentes públicos.

Nos dias 19 de abril e 3 de maio, ocorreram as primeiras reuniões do GT, constituindo-se como momentos de partilha da proposta e de escuta das sugestões. Bebendo da própria espiritualidade inaciana, não se pretende uma agenda repleta de eventos, mas sim o desenvolvimento de estratégias que façam sentido na vida da comunidade anchietana, permitindo a todos(as) os(as) que desejarem momentos para que possam saborear o que se oferece, sempre na busca do Magis inaciano. 

Constituídas as premissas, caberá ao GT a ressignicação de muitos eventos e celebrações que já compõem o calendário institucional, tendo, na conversão de Inácio, o grande mote. Assim, as estratégias perpassarão os momentos celebrativos, formativos e solidários previstos para o período que se estenderá de maio de 2021 até julho de 2022. 

Que o Ano Inaciano seja oportunidade para uma conversão que nos ajude a sermos mais para e com os demais, bebendo da experiência de Inácio de Loyola, para um maior comprometimento pessoal, comunitário e institucional com a boa nova de Jesus Cristo. 

Marcio Longhi, coordenador do SOREP