Como podemos alcançar a verdadeira liberdade?

  17/05/2021

Confira a fala do Superior Geral dos jesuítas, Pe. Arturo Sosa, no lançamento de seu livro A Caminho com Inácio, em 11 de maio:

Boa tarde e bem-vindos à apresentação de A caminho com Inácio.

Como alcançar a verdadeira liberdade é a questão que abre esta apresentação e as reflexões que a acompanham.

Uma inesperada e longa experiência de medidas de saúde coletiva e global, devido à pandemia de covid-19, reavivou o anseio e a questão da liberdade.

Viver em liberdade é a maior aspiração de todo ser humano, e a realidade contradiz essa aspiração de muitas maneiras. A vida em liberdade encontra obstáculos de todos os tipos: pessoais, familiares, culturais, econômicos, sociais… Como humanidade, como povo e, muitas vezes, como indivíduos, estamos longe de uma vida de liberdade. No entanto, estamos convencidos de que é possível alcançá-la, e por isso a questão “como fazer isso?” é tão pertinente.

Um aspecto importante da resposta é que se trata de um “caminho”; um processo. A liberdade não se conquista “num piscar de olhos”, de repente. Não é fruto de magia, nem de ideologias utópicas, nem um presente de algum messias populista. Alcançar a liberdade é, portanto, percorrer um longo e complexo caminho de libertação.

A ferida recebida por Inácio de Loyola na batalha de Pamplona (Espanha), ​​há quinhentos anos, foi um momento crucial em seu caminho de libertação. Com a perna despedaçada, ele se tornou um peregrino, um caminhante rumo à verdadeira liberdade. Libertou-se das ilusões que tinha acumulado em suas experiências familiares e na corte real, para perseguir o ideal construído a partir do encontro pessoal com Jesus de Nazaré, que lhe permitiu descobrir a essência da liberdade: o amor que conduz à entrega da própria vida para que os outros tenham vida.

Em seu caminho de libertação, Inácio descobriu que não se caminha sozinho. Seguindo Jesus Cristo, caminha-se com os outros, na comunidade reunida ao seu redor, que é a Igreja. Na comunidade eclesial, Inácio encontrou outros companheiros de caminho com os quais fundou a Companhia de Jesus para colaborar na marcha da humanidade rumo à vida em liberdade.

A recordação da peregrinação de Inácio encoraja-nos a continuar no caminho da liberdade aberto pelo dom de Jesus da sua vida para a vida do mundo. O livro se inspira nesta imagem do peregrino que reúne muitos para caminhar juntos.

Nesta etapa do caminho de libertação da humanidade, em que a Companhia de Jesus quer colaborar, devemos olhar o mundo e a história com o olhar do Senhor. Escolhemos como lema deste ano inaciano (2021-2022) “ver todas as coisas novas em Cristo” porque não se trata de olhar para trás, nem de simplesmente exaltar a figura de Inácio de Loyola. Inspirados por sua experiência, procuramos nos identificar com a pessoa de Jesus Cristo, o único Senhor, de forma que possamos estar em sintonia com o olhar carinhoso Daquele que deu a vida por todos os homens, para que possamos mostrar o caminho para a vida em liberdade.

No livro que apresentamos, oferecemos alguns dos ingredientes do caminho de libertação que, como Companhia de Jesus, percorremos. Digo “oferecemos” porque foi fruto de uma longa e ampla conversa na forma de uma entrevista com Darío Menor, completada com pontos de reflexão da Irmã Jolanta Kafka no prólogo e do jesuíta Cristian Peralta, após cada capítulo. Enriquecido com ilustrações de vários artistas jesuítas, escolhidos por Pierre Belanger, SJ. Sem esquecer o trabalho de coordenação editorial de John Dardis, SJ, Jesús Zaglul, SJ e José María Bernal, SJ.

Um caminho inspirado pelo peregrino Inácio é percorrido com uma Igreja que busca crescer como Povo de Deus em caminho sinodal, contempla o mundo com suas luzes e sombras, evidenciadas de forma clara pela pandemia global, e relembra as diretrizes que, como Companhia de Jesus, temos para a jornada.

Caminhamos com tantas outras pessoas colaborando em uma missão de reconciliação e justiça. Caminhamos com os rejeitados do mundo, acompanhados de jovens, sensíveis à degradação do meio ambiente e incentivando um melhor cuidado da Casa Comum. Caminhamos e mostramos o caminho para Deus por meio do discernimento e dos Exercícios Espirituais que herdamos de Inácio de Loyola.

Como Companhia de Jesus, queremos renovar nosso compromisso de caminhar, junto com a Igreja e tantas outras pessoas de diversas culturas, credos e localizações geográficas, o caminho da libertação. Este livro é um convite a caminhar com energia e discernir o caminho do olhar do Senhor Jesus para encontrar a direção da vida em liberdade para todos os seres humanos.

Fonte: Site da Cúria Geral