Comunidade de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga cria oração para o Ano Inaciano

  18/06/2021

Como parte das iniciativas de celebração do Ano Inaciano (2021-2022), a Comunidade de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga, em Fortaleza (CE), na pessoa do Pe. Expedito Miguel do Nascimento Filho, redigiu uma oração para este ano jubilar. A iniciativa tem como objetivo colocar todos em comunhão com a Companhia Universal. Confira a seguir!

Oração para o Ano Inaciano

Comentário 1 – “Ver todas as coisas em Cristo” é o lema que inspira a celebração do Ano Inaciano. Simboliza três pontos: primeiro, que devemos estar sempre com os sentidos abertos para captar as necessidades em nosso meio e perguntar como podemos, em nossa situação, ajudar na transformação de nossa realidade. Segundo, assumir nossas próprias limitações como fez Inácio. Terceiro, sair, ao menos simbolicamente, pela estrada de peregrinos e contemplar a Deus em tudo o que nos acontece.

Comentário 2 – O Ano Inaciano pretende mobilizar-nos. A celebração nos oferece uma oportunidade para ampliar o horizonte de nosso olhar, enfrentando nossas feridas para curá-las, aprofundando nossa espiritualidade inaciana, aceitando a diversidade de nossa própria vida e dos outros, abrindo nosso coração para a caminhada de fé de Inácio. Ele é o exemplo para quem quer ter uma vida plena, ensinando-nos o que precisamos parar e ver o que somos, o que temos sido, o que mais gostamos, a que nos apegamos, para onde queremos nos direcionar. 

Lado 1 – Senhor, que saibamos interiorizar as Preferências Apostólicas Universais de nosso Instituto: os Exercícios Espirituais com o discernimento dos espíritos, a sensibilidade às necessidades dos pobres e excluídos, as crianças e os jovens que são educados por nós;  e os cuidados por nossa Casa Comum: a natureza e os seres vivos.

Lado 2 – Senhor, que, a partir da ferida de Santo Inácio, saibamos contemplar as feridas dos nossos irmãos ao nosso redor, feri

das do corpo e da alma. Que possamos ser para eles, como o azeite que o samaritano derramou na ferida do homem caído à beira da estrada.

Lado 1 – Senhor, que a exemplo de Santo Inácio, nossos corações estejam sempre atentos para encontrar a Deus em todas as coisas, em todas as pessoas e suas necessidades. Transforma nosso modo de ver, como tu vês, as feridas de tantos irmãos e irmãs no nosso mundo ferido. 

Lado 2 – Senhor, são as feridas de tantos irmãos e irmãs imigrantes durante a presente pandemia. De tantos acometidos pelo coronavírus sem os devidos socorros. De tantas famílias enlutadas pelas perdas de seus entes queridos, mas nós te louvamos pelos muitos que foram recuperados. 

Lado 1 – Senhor, desperta nos responsáveis pelos poderes públicos a vontade política de destinarem os recursos para um sistema de saúde forte, para uma educação eficiente e que haja trabalho para todos. Que os defraudadores do dinheiro público sejam convertidos à justiça e à honestidade.

Lado 2 – Senhor, que os poderes públicos, nacionais e internacionais, saibam escutar os pobres gravemente enfermos, os ignorantes, os sem trabalho, permanecendo imperturbáveis e insensíveis diante de um mundo gravemente enfermo.

Lado 1 – Senhor, que a nossa evangelização, nossa catequese, nossas pregações, nossas pastorais e nossos ministérios  – como diz o Papa Francisco – saibam sensibilizar para a dimensão fraterna da vida, a dimensão social da espiritualidade e a exigência da caridade e da justiça.

Leitura – “O mestre Inácio dirigiu seu coração para onde o Espírito e o chamado divino o levaram. Com singular humildade ele seguiu o Espírito; mas não se adiantou. E assim ele foi suavemente conduzido para onde não sabia. Aquele peregrino estava abrasado de amor por Jesus Cristo. Desde que Deus entrou em seu coração, ele começou a percorrer os caminhos da Europa em busca da melhor forma de amar e servir. A paixão e sua vida foi buscar e encontrar a Deus em todas as coisas.” (J. Nadal)

Todos: Enriquecei, Senhor, com abundantes dons espirituais e humanos, a Companhia de Jesus, que Vos dignastes fundar por meio de nosso Bem-aventurado Padre Santo Inácio, para que, unida a Vós em santidade e amor, conheça a vossa vontade e a cumpra fielmente, por Cristo Nosso Senhor. Amém!