Estudantes jesuítas fazem curta-metragem sobre Santo Inácio

  20/05/2022

No âmbito do Ano Inaciano, os estudantes jesuítas residentes no Colegio del Gesù, em Roma (Itália), centro internacional de formação da Companhia de Jesus, realizaram um curta-metragem que capta os acontecimentos vividos por Inácio de Loyola em Manresa (​​​Espanha).

Gravado no mesmo local onde ocorreram os eventos, Manresa é dirigido por Surthani Brahman, SJ, estudante jesuíta da Província de Andhra (Índia) que atualmente cursa o terceiro ano de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Surthani gosta de teatro e cinema, escreve histórias e dirige curtas-metragens.

Encarregado de interpretar Inácio no filme, Carlos Alomía, SJ, jesuíta da Província do Peru, explica que foi usado um equipamento muito simples para fazer este filme. “Trabalhamos com uma câmera pequena e de boa resolução, que é de propriedade da Escola Internacional, o cenário e a disposição foram criatividade e engenhosidade do diretor e da equipe de alunos.”

Como parte de sua formação, os jovens jesuítas que se preparam para receber os ministérios das ordens diaconal e sacerdotal realizam o Mês Arrupe, uma experiência onde passam o tempo (com visitas a lugares inacianos, oficinas e oração) para refletir sobre o sacerdócio vitalício na Companhia de Jesus. O curta foi produzido durante essa estadia dos estudantes jesuítas em Manresa.

A iniciativa, a princípio, surgiu com a ideia de mostrar a viagem de Inácio de Loyola a Manresa, porém o roteiro foi reduzido apenas aos eventos que ocorreram lá com a intenção de focar e destacar com precisão o que mais Inácio viveu antes de viajar para Jerusalém.

Carlos Alomía também comenta que participar das filmagens foi uma experiência fascinante “pelo fato de tocar, cheirar e sentir o ambiente onde Inácio viveu uma experiência transcendental, escrevendo os Exercícios Espirituais em uma caverna em Manresa”. “Pudemos experimentar em primeira mão as mesmas emoções que Inácio pode ter sentido durante sua estada lá”, acrescentou.

O curta está disponível no canal do YouTube Jesuit Films em inglês e a versão em espanhol está disponível no canal Jesuitas del Perú.

Assista abaixo a versão em espanhol: