Exposição de arte em grafite celebra Ano Inaciano

  15/06/2021

Imagens de Santo Inácio de Loyola, a partir da interpretação artística de grafiteiros. Como parte das celebrações dos 500 anos de conversão do fundador da Companhia de Jesus, a Mostra Santo Inácio está de volta ao Colégio Antônio Vieira, com a exposição de telas feitas com tinta em spray, com raras intervenções em pincel. Por conta do protocolo de segurança em tempos de pandemia, os painéis, disponibilizados logo na entrada do Vieirão, só estão acessíveis, no momento, para alunos e colaboradores – mas, por enquanto, você pode conferir algumas fotos abaixo em nossa galeria!   

Os grafites que retratam o fundador da Companhia de Jesus foram produzidos por artistas diversos, em 2018, em um processo de criação nos espaços do Colégio, sendo acompanhados, ao vivo, pelos olhares atentos dos estudantes e professores, entre outros integrantes da comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira. A maioria dos artistas que participaram da ação, realizada em julho (Mês de Santo Inácio), era estudante da Escola de Belas Artes da Bahia. Eles foram selecionados pelo professor da instituição, o artista plástico José Raimundo da Rocha, mais conhecido como “Zé de Rocha”, doutor em Artes Visuais.

“Queríamos fazer algo que reunisse arte e envolvesse ainda mais os estudantes nas homenagens a Santo Inácio e, quando propus o grafite para a diretora  Mariângela Risério, ela, que é sempre muito inovadora, adorou!”, conta a professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais da instituição de ensino. “Assim, dias antes, eu falei sobre o tema para os artistas. Eles leram sobre Santo Inácio e a Espiritualidade Inaciana e, no dia, foram traduzindo nas telas suas interpretações a partir da pintura em grafite, com os alunos presenciando aquele momento único de criação”, lembra. Na oportunidade, um deles, David Auster, também revelou seu talento entre os grafiteiros que participaram da mostra. Veja o vídeo, feito em 2018, que registrou o momento especial!

Valor artístico e espiritual

“Foi uma experiência maravilhosa que ainda nos permitiu ter este acervo riquíssimo e de boa durabilidade, para que possamos expor as obras em ocasiões especiais, como agora neste Ano Inaciano”, diz a professora Sálua Chequer. Ela enfatiza o valor artístico e espiritual das obras. “Artisticamente, é um trabalho belíssimo e de grande valor, pela variedade, pela linguagem, pelo o que os pintores conseguiram traduzir e sentir, mesmo sendo pessoas leigas, que não são jesuítas, mas que absorveram um pouco da proposta e a essência da Espiritualidade Inaciana e transformaram em arte, e a arte já fala por si”. E conclui: “O fato de ter várias possibilidades é o que enriquece a exposição, reunindo traços tão diferentes sobre um mesmo tema sempre tão significativo para o nosso Colégio, além do fato da produção ter ocorrido em meio a um dia letivo com alunos, professores, colaboradores, famílias, o que também foi muito representativo para o Vieira”.

Fotos: Secom/CAV

Confira alguns painéis da exposição!