Inácio de Loyola e Francisco Xavier. Dois jesuítas que entraram para a história do Cristianismo como gigantes da missão

  08/03/2022

O Ano Inaciano cujo tema é Ver novas todas as coisas em Cristo comemora a conversão de Inácio de Loyola e o nascimento dos Exercícios Espirituais: instrumento que Inácio usou para ajudar na conversão de Francisco Xavier. Assim como também é celebrada a festa de 400 anos da canonização deles. No mesmo dia, na mesma igreja, o Papa canonizava os dois “amigos no Senhor”. Eles carregaram no coração o desejo ardente de anunciar o evangelho a todas as criaturas de um modo que aquecesse a vida daquelas pessoas.

No dia 12 de março de 2022, comemoraremos os 400 anos da canonização de Inácio e Francisco Xavier, esta data é para nós um convite à conversão. Uma rápida pesquisa na vida dos dois, logo revelará o quanto Deus precisou trabalhar em suas vidas para que chegassem aos altares. Mas antes da canonização, eles trilharam o caminho interior, atravessaram as crises, dificuldades e sofrimentos próprios da vida cristã e da pessoa que estava em busca de aproximar-se de Deus. A canonização não aconteceu por nada, mas, sim, pelo histórico deles, pelo bem que fizeram e pelo amor ao evangelho, a Cristo e à Igreja. A dedicação à missão torna Francisco Xavier padroeiro das missões. Já a vida interior de Inácio caracteriza-o como um homem do discernimento e conhecedor da vida interior do humano.

Homens que conheciam a Deus, amavam a Jesus e, por isso, não mediam esforços para anunciá-lo. A vida de Xavier na Índia e no Japão é testemunho de grande ardor e paixão por Jesus. Escreveu em Goa (Índia) um breve catecismo para ajudar as pessoas a conhecerem a fé. Gastou horas batizando uma multidão. Inácio, do seu modo, com a escrita dos Exercícios Espirituais, transformou a vida de muitos jovens e adultos, em todas as classes sociais, aproximando-os de Deus e da liberdade interior, encaminhando-os à santidade.

Neste Ano Inaciano, a graça que poderemos alcançar é a de conseguir, assim como Inácio de Loyola e Francisco Xavier, ver novas todas as coisas em Cristo. Colocando a vida em Cristo, alcançaremos o seu modo de viver, sentir e amar.

Em nossa Província dos Jesuítas no Brasil, teremos muitas atividades este ano ainda celebrando a vida e a história destes santos.

O convite é que cada núcleo apostólico, cada obra apostólica, possa refletir, rezar, estudar, criar oportunidade de silenciar, incentivar a espiritualidade inaciana, rezar e trabalhar pelas vocações. Assim, convido também a cada pessoa em particular a estarmos juntos neste momento especial. Continuemos na esteira e no caminho destes grandes santos da Igreja. Que São Francisco Xavier e Santo Inácio de Loyola continuem sendo modelo de amor a Jesus e à missão.

Pe. José Laércio de Lima, SJ
Coordenador do Ano Inaciano

Para baixar o artigo na versão PDF, clique aqui.