Lançamento do livro “No princípio era a poesia”

  29/07/2022

Junto às celebrações de encerramento do Ano Inaciano, será lançado o e-book No princípio era a poesia: um itinerário poético segundo os Exercícios Espirituais, com autoria de jesuítas do Brasil, da América Central e da Europa. A proposta da obra é preparar um itinerário poético para auxiliar as pessoas no seu contato com os Exercícios Espirituais (EE). O evento será transmitido on-line nesta sexta-feira (29), às 17h (horário de Brasília), no canal do YouTube Jesuítas Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=lW5fObZrhZs 

O livro se divide em poesias para cada semana dos EE, de modo que os exercitantes possam reler sua experiência a partir da expressão poética. “Muitos são os jovens que, durante esse processo em Itaici (SP) e no Brasil afora, gostam de rezar a partir da poesia, pois se sentem profundamente tocados pela dimensão estética que transcende o real”, contou o estudante jesuíta Igor Cristiano Oliveira Nascimento, organizador da obra.

Segundo Pe. Benjamín González Buelta, SJ, autor do prólogo e de outros textos presentes no e-book, “quando a linguagem do encontro com Deus, tanto da sua presença como do seu escondimento, que é outra forma de provocar o nosso vazio sem fim, se torna pequena e carcereira, todos procuramos instintivamente linguagens mais poéticas, mesmo que não pretendamos nos enquadrar em nenhum molde definido de poesia”.

Nesse contexto, a publicação ainda conta com obras de arte para auxiliar na contemplação e na reflexão. O grupo de trabalho foi composto por Pe. José Laércio de Lima, SJ, Pe. Miguel Martins, SJ, Raquel Beatriz Junqueira, Paulo Moregola e Pe. Davi Caixeta, SJ.

Faça o download do PDF: https://bit.ly/3oHFo1o

Ou, se possuir um leitor de e-pub, baixe o arquivo: https://bit.ly/3ByN79B (nota: é possível acessar leitores de e-pub disponíveis gratuitamente na internet)