Missa de encerramento do Ano Inaciano

  25/07/2022

No domingo (31), a Companhia de Jesus, em todo o mundo, encerra oficialmente as comemorações pelos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola e os 400 anos de sua canonização. Um tempo festivo que, ao longo de 14 meses, contou com várias iniciativas que buscaram proporcionar aos fiéis católicos “ver novas todas as coisas em Cristo”. Na data, a liturgia da Igreja celebra ainda o Dia de Santo Inácio.

No Brasil, o encerramento do Ano Inaciano acontece durante a Santa Missa na Catedral Basílica de Salvador (BA), a partir das 10h (horário de Brasília). A cerimônia será presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e concelebrada pelo Provincial dos Jesuítas, Pe. Mieczslaw Smyda, SJ. Os fiéis poderão acompanhar o Ato litúrgico presencialmente ou pela Internet, com transmissão ao vivo pelo canal Jesuítas Brasil, no YouTube (https://www.youtube.com/c/jesuitasbrasil).

Para este momento final, o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, propôs que todas as comunidades e obras inacianas consagrem sua vida e missão ao Coração de Jesus. São esperados na celebração jesuítas, religiosos e leigos que partilham a espiritualidade inaciana.

A Catedral de Salvador foi escolhida para o encerramento deste tempo especial por ser a capital baiana o local onde aportaram os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil, em 1549, ainda no período colonial. Foi construída no mesmo lugar onde funcionava a capela do Colégio dos Jesuítas, que no ano da supressão da Ordem foi entregue à Arquidiocese. A instituição de ensino foi fundada em 1553 pelo Pe. Manuel da Nóbrega, SJ, e lá estudou o Pe. Antônio Vieira, SJ, entre outras personalidades históricas.

O Ano Inaciano pelo Brasil

Em todo o país, o Ano Inaciano envolveu não só os jesuítas, mas também colaboradores leigos, congregações de inspiração inaciana e instituições e obras da Companhia de Jesus. Vários colégios, museus, universidades, centros sociais e de pesquisa, paróquias e plataformas de comunicação se uniram nesse apelo de rememorar a origem da conversão de Santo Inácio de Loyola.

Serviço

Missa de encerramento do Ano Inaciano
Local: Catedral Basílica de Salvador (Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho, Salvador/BA)
Data: 31 de julho de 2022
Horário: 10h (horário de Brasília)
Transmissão: https://www.youtube.com/c/jesuitasbrasil