Missa marca encerramento da programação do Vieira pelo Mês Inaciano

  05/08/2021

Peregrinar, efetivamente, no caminho de Deus, por meio dos ensinamentos de profundo amor deixados por Jesus. Esta é, segundo o Pe. Alexandre Souza, SJ, uma das principais inspirações acerca da vida e obra de Santo Inácio de Loyola, enfatizadas agora, em 2021, pela Companhia de Jesus ao celebrar, até julho do ano que vem, os 500 anos de conversão do seu fundador. Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, Pe. Alexandre presidiu a missa festiva pelo Dia de Santo Inácio, no último dia 31 de julho, em celebração realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado na área externa do Colégio Antônio Vieira.

A missa marcou o encerramento da programação especial da instituição de ensino pelo Mês Inaciano e teve como concelebrantes os padres Emmanuel Araújo, SJ, e Cleber Gonçalves, SJ, assistentes espirituais do Vieira, e também o Pe. Heldo Pereira, SJ, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O Ir. Luiz Rocha, SJ, e a diretora geral do Colégio, professora Mariângela Risério, além de membros do Conselho Diretivo estiveram presentes entre os fiéis que participaram da celebração especial, transmitida, ao vivo, pelo Canal Vieira TV, no YouTube. 

TEMPOS PANDÊMICOS

Durante a homilia, Pe. Alexandre, SJ, fez uma alusão entre o contexto atual enfrentado pela humanidade e o exemplo dado por Santo Inácio que acabou seguindo pelo caminho da verdadeira conversão após ter sido atingido na perna por uma bala de canhão, na Batalha de Pamplona. “Quantas vezes, nesses tempos de pandemia, nós, peregrinos e peregrinas, sentimos que os estilhaços do canhão feriram a nossa esperança e  também os nossos planos e projetos?”, questionou.

“A pandemia, por outro lado, desvelou ainda mais outras feridas enfrentadas por nossos irmãos em situação de vulnerabilidade, a exemplo da pobreza extrema e o  preconceito, mostrando-se também como precisamos uns dos outros”, completou. “É neste sentido que vem o lema do Ano Inaciano: é preciso que façamos essa conversão para que possamos também ‘ver novas todas as coisas em Cristo’. É, assim, que somos convidados a dialogar com as diversidades e aprender com Jesus a ser ponte de reconciliação, renunciando pensamentos ruins que nos afastam da luz de Deus e nos convertendo, peregrinando, no caminho real do verdadeiro amor de Jesus”, concluiu Pe. Alexandre, SJ

Durante a missa, representantes de todas as obras da Companhia de Jesus na Bahia, sejam espirituais, assistenciais ou educativas, foram convidados ao altar, trazendo símbolos da missão jesuíta. A  história da vida e a importância dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio também foram enfatizadas nas orações e canções apresentadas pela equipe de pastoralistas do Serviços de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa).

Perdeu ou quer rever este momento tão especial? Confira a íntegra da missa disponível no Canal Vieira TV!

Fonte: Colégio Antônio Vieira