Oração oficial do Ano Inaciano

  07/07/2021

A Cúria Geral dos Jesuítas apresenta a oração oficial do Ano Inaciano (2021-2022), no qual celebra-se os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. O texto, escrito pela equipe do Ano Inaciano e traduzido pelo Esc. Lucas Pedro dos Santos, SJ, recorda a batalha de Pamplona, a ferida, os fracassos e a busca espiritual de Santo Inácio para tentar encontrar seu caminho na vida. Confira!

Deus de amor,

Apresentamo-nos a Vós, pedindo a Vossa graça especial no decorrer do ano dedicado à memória da conversão de Santo Inácio.

Lembremos a batalha de Pamplona, a bravura de Ignacio, sua coragem, sua habilidade de relacionar-se com seus companheiros. Lembremos sua lesão, seus sonhos desfeitos, seu aparente fracasso, a vulnerabilidade de sua saúde, seu retorno a Loyola e os dias de busca espiritual para tentar encontrar seu caminho na vida, finalmente entregando sua vida a Deus, ouvindo Sua voz falando com ele por meio de suas leituras, seus sonhos, suas orações, sua imaginação. Lembremos sua viagem a Manresa, suas lutas internas, o seu desejo de ir ao encontro dos outros, ajudando as almas a descobrirem a consolação do Vosso Filho Ressuscitado. Pedimos-Lhe, Senhor, que renove também o espírito de Inácio em nós hoje.

Que nos aproximemos da sua confiança total no Espírito Santo, seguindo-o com fidelidade, sem nos precipitarmos nem nos atrasarmos. Façamos nossa a sua capacidade de discernimento, a sua coragem, a sua vulnerabilidade, a sua procura por companhia, a sua abertura aos jovens e o seu desejo de partilhar com eles a sua sabedoria. Que possamos aprender, com sua coragem, a seguir em frente, mesmo que às vezes isso signifique cometer erros. Abrasai-nos, Senhor, com o Vosso zelo apostólico, para que nos enchamos de amor por este belo, mas ferido mundo.

Ajudai-nos, Senhor, a afastar-nos das nossas visões estreitas, das nossas ideias preconcebidas sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre nosso mundo, e a ver tudo com novos olhos. Ajudai-nos a viver cada vez com mais profundidade o carisma inaciano de “ver todas as coisas novas em Cristo”, de ver a Vossa graça em ação, mesmo nas trevas e no sofrimento. Que este Ano Inaciano nos ajude a conhecer mais claramente o Jesus pobre e humilde, a amá-lo mais ternamente e a segui-lo mais de perto.

Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Estrada para nos ajudar a caminhar com o Vosso Filho, Jesus, colocando nossas mãos nas Vossas; e que possamos, todos os dias, sair para o mundo com uma sensação de aventura, amor e esperança.

Amém.