Palavra do presidente da CPAL sobre o encerramento do Ano Inaciano 

  29/07/2022

Estamos prestes a encerrar oficialmente o Ano Inaciano. O balanço das coisas realizadas em toda a Companhia de Jesus, na Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), em cada uma das províncias e em muitas das obras, é generoso: congressos, estudos, publicações, os mais diversos encontros, atividades comuns, oferta de experiências inacianas, vídeos, depoimentos, música, canto, etc. Agradecemos a Deus e a todos aqueles que mostraram sua criatividade para celebrar estes 500 anos de conversão e 400 anos de canonização.

No entanto, o mais importante agora não é fazer um balanço completo do que foi feito, mas tomar consciência do que todas essas comemorações nos deixam. Há três elementos que gostaria de destacar, entre muitos outros possíveis:

  • A consciência de fazer parte de uma família muito numerosa e rica, composta por leigos e leigas, religiosos e religiosas, nutridos mutuamente no seguimento de Jesus graças às fontes inacianas. De fato, a experiência de Inácio é herança da Igreja e da humanidade.
  • Com estas celebrações confirmamos que o Corpo Apostólico da Companhia de Jesus é amplo e diversificado; não só dentro dos jesuítas (em diferentes províncias, línguas, histórias, tradições, serviços, etc.), mas também, graças às dezenas de milhares de não jesuítas sem os quais a Ordem não poderia prestar os serviços apostólicos que realiza. A experiência de Inácio é universal; vivê-la e multiplicá-la é responsabilidade de todos.
  • A necessidade urgente de resgatar, renovar, relançar com maior energia e com maior paixão a experiência e a oferta das fontes inacianas, porque nelas está (como fundamento) o início de nossas várias vocações: os exercícios espirituais e a prática de discernimento compartilhado (a conversa espiritual). A mais radical das experiências de Inácio muda a vida de indivíduos e comunidades.

Na América Latina desenvolvemos, entre muitos outros, dois programas destinados a promover e facilitar para que todas as pessoas que queiram fazer os Exercícios Espirituais preparem-se melhor no exercício do discernimento.

Por meio de uma oferta de financiamento parcial para organizar essas experiências, queremos que um grande número de pessoas que não teriam condições de pagar os custos desses dias (retiro e preparação) possam acessá-los, também com sua própria contribuição e a de obras e províncias a que pertencem. Mais de 4 mil pessoas – colaboradores imediatos das obras jesuítas e pobres dos nossos serviços – beneficiaram desta ajuda durante os últimos dois anos.

Os programas CPAL Fabro e Claver continuarão agora com mais esforço e energia oferecendo este subsídio.

Que esta seja uma oportunidade de convidar a todos: Superiores provinciais e comunitários, diretores de todas as obras e projetos, e também colaboradores (professores, agentes pastorais, serviço administrativo ou doméstico, pesquisadores, animadores comunitários, etc.) interessados ​​em fazer os Exercícios Espirituais e aprofundando seu discernimento (e conversação espiritual), para que possam se organizar e ver seu desejo realizado ao longo dos nos próximos meses.

Com Santo Inácio, não podemos pensar em instrumento melhor do que os Exercícios Espirituais (fonte e fundamento do discernimento inaciano) para anunciar Jesus Cristo e ajudar as pessoas hoje.

Pe. Roberto Jaramillo Bernal, SJ
Presidente da CPAL