Papa Francisco aponta caminhos para a construção da paz

  30/12/2021

Em sua mensagem de Ano Novo para o Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco propõe três caminhos para a construção duradoura de um mundo pacífico: O diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho. O Santo Padre nos conduz a uma reflexão que responde às necessidades atuais e futuras, e nos convida a “ler os sinais dos tempos com os olhos da fé, para que a orientação desta mudança desperte novas e velhas questões com as quais é justo e necessário confrontar-se”.

Após o percurso da “cultura do cuidado” proposto em 2021 para “erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer”, Francisco faz uma leitura atual da realidade dos povos no caminho da paz. Apesar dos múltiplos esforços visando um diálogo construtivo entre as nações, ele detecta que aumentam os conflitos entre povos, as doenças, a fome, as alterações climáticas, entre outras tantas dificuldades.

“Ainda hoje o caminho da paz permanece, infelizmente, arredio da vida real de tantos homens e mulheres e consequentemente da família humana, que nos aparece agora totalmente interligada. Aumenta o ruído ensurdecedor de guerras e conflitos, ao mesmo tempo que ganham espaço doenças de proporções pandêmicas, pioram os efeitos das alterações climáticas e da degradação ambiental, agrava-se o drama da fome e da sede e continua a predominar um modelo económico mais baseado no individualismo do que na partilha solidária”, disse o Pontífice.

Nesse contexto, Francisco chama atenção para três caminhos que nos ajudam a construir um mundo de justiça, fraternidade e igualdade. Primeiro o diálogo entre as gerações, como base para a realização de projetos compartilhados. Depois, a educação, como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento. E, por fim, o trabalho, para uma plena realização da dignidade humana. São “três elementos imprescindíveis para tornar possível a criação de um pacto social, sem o qual se revela inconsistente todo o projeto de paz”.

Leia a mensagem completa do Papa em: https://bit.ly/3FxB8Z7