Um ano que nos abre os olhos e o coração

  10/08/2022

Na manhã ensolarada do primeiro domingo do mês de agosto, dia 07, a natureza toda nos convidava para celebrar o Encerramento do Ano Inaciano na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte (MG).

Da cidade de Santa Luzia (MG), a alegria despertava e trazia nas mãos a faixa com o tema a ser celebrado nos braços do Povo de Deus que vive e colabora na Paróquia Santíssima Trindade, no Espaço Magis, e nas obras de Fé e Alegria. Amigos e amigas da cidade da padroeira dos olhos nos ajudaram ainda mais a ver novas todas as coisas em Cristo.

Já a brisa da Serra do Curral, em Belo Horizonte, soprou forte, trazendo vários estudantes e educadores do Colégio Loyola, os amigos do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e da Escola Superior Dom Helder Câmara. Ela chegou ao Planalto, chamando os ipês amarelos para louvar, reverenciar e servir com a juventude do Espaço Magis BH, com os formandos e formadores da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), e com aqueles companheiros que na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Irmão Luciano Brandão rezam pela Igreja e pela Companhia inteira.

Nesta dança da brisa quente da manhã, descemos juntos para celebrar com as diversas Comunidades da Paróquia São Francisco Xavier, cheias da alegria dos pequenos das catequeses e dos jovens e adultos que ali celebram a fé.

Numa celebração orante, fomos embalados, como e com Santo Inácio de Loyola, pelo harmonioso Coral Magis, formado por leigas e leigos do Centro Loyola, que se somavam à grande família inaciana, unida aos tantos amigos e amigas, os membros dos Núcleos Inacianos, da Comunidade de Vida Cristã (CVX), com as religiosas e religiosos que se viam envolvidos pela nova atmosfera desta manhã de domingo. Todos convocados a contemplar a Senhora da Piedade, padroeira das Minas Gerais.

Fomos quase mil pessoas presentes na Catedral, em união com o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, com o bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli,  com o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ,  que nos convocou a renovar publicamente a nossa consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Num “Tomai, Senhor, e recebei” conjunto, unidos sentimos a grande consolação reverberar no coração de todos os presentes.

Tendo feito um lindo caminho nas diversas comunidades jesuítas e nas obras Apostólicas do Núcleo BH-SL, reconhecemos que este Ano Inaciano nos abriu os olhos e o coração para vivermos ainda mais a nossa entrega vocacional como pecadoras e pecadores perdoados e perdoadores.

Pe. Álvaro Negromonte, SJ
Coordenador do Núcleo Apostólico de Belo Horizonte e Santa Luzia
Foto: Ir. Lucemberg de Oliveira Lima, SJ