Vaticano lança selo pelos 500 anos da conversão de Inácio

  24/05/2021

Nesta terça-feira, 25 de maio, o Departamento Filatélico do Vaticano lançará um selo em comemoração aos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, celebrada na última quinta-feira, 20. O selo, que tem o valor de 1,15 euros/unidade, terá a tiragem de 25.500 folhas e poderá ser adquirido pelo site Commercializzazione Filatelica e Numismatica (CFN).

Iñigo, como era chamado Inácio, após o cerco de Pamplona, foi transportado ao castelo da família Loyola para tratar a perna gravemente ferida por uma bala de canhão. Durante sua convalescença, ele se confia a São Pedro, de quem era devoto. Na véspera da festa do apóstolo, suas condições melhoram. Nesse período, Iñigo leu a ‘Vita Christi’ de Ludolfo da Saxônia e uma tradução para o espanhol da ‘Legenda Áurea’ sobre a vida dos Santos, de Jacopo de Varazze, e fica fascinado pela figura de Jesus e pelas façanhas daqueles que viveram para segui-Lo. Esta experiência se tornará o fundamento do discernimento espiritual e o início dos Exercícios Espirituais que Santo Inácio de Loyola  escreveu. 

O selo, obra do artista espanhol Raúl Berzosa, retrata o momento da conversão do fundador da Companhia de Jesus. A arte exibe ainda o monograma IHS “Iesus Hominum Salvator”, escudo jesuíta.