Vieira seleciona produções dos alunos para concurso de redação e arte da RJE

  26/07/2021

O Colégio Antônio Vieira já deu início à fase de seleção interna das produções de arte, texto e fotografia desenvolvidas, respectivamente, por estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que se inscreveram para participar da quinta edição do Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O Colégio deve enviar até o dia 31 deste mês, Dia de Santo Inácio, o material selecionado. O tema deste ano é o Ano Inaciano, cujo lema é Ver novas todas as coisas em Cristo. Trata-se de um período celebrativo que se iniciou em 20 de maio e segue até julho de 2022, marcando as celebrações dos 500 anos de conversão do fundador da Companhia de Jesus.

O Vieira é a única instituição de Educação Básica na Bahia que faz parte da RJE. No Brasil, a Rede é integrada por 17 colégios. Todos participam do concurso. De acordo com o edital, cada colégio da RJE tem até às 23h59 do dia 31 de julho para enviar cinco produções artísticas (feitas por alunos do 7º ano), cinco produções textuais (feitas por alunos do 8º ano) e cinco fotografias (alunos do 9º), de acordo com os critérios especificados. Uma votação aberta, com acesso por parte de alunos e colaboradores de todos os colégios, selecionará, como fase final, as produções mais votadas para compor um livro que será lançado no primeiro semestre de 2022.

CONTEXTO PANDÊMICO E CIDADANIA GLOBAL

Conforme explica a coordenadora pedagógica do 5º ano Ensino Fundamental e articuladora do concurso no Vieira, professora Maria Cristina Almeida, a inscrição das produções por parte dos alunos é opcional, “mas existe uma grande adesão, como reflexo da ação proativa das equipes pedagógicas que motivam e envolvem os estudantes a partir de atividades curriculares, tendo à frente as professoras das disciplinas envolvidas diretamente no processo de produção, como Artes, no caso do 7º ano; Redação e Língua Portuguesa, 8º ano; e, ainda como parte do projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH) que prevê leituras fotográficas, no caso para os alunos do 9º ano”. A coordenadora ressalta que o Colégio também divulgou vídeos, mensagens e outros materiais produzidos pela Rede para sensibilizar e orientar os estudantes na reflexão sobre o tema, com ações iniciadas em março.

A professora Maria Cristina informa ainda que o concurso permite às unidades da RJE partirem do tema geral para abordagens específicas, “de acordo com as perspectivas, anseios e olhares de cada comunidade”, como frisa. “No caso do Vieira, partindo do tema geral de Ver novas todas as coisas em Cristo, refletimos e elegemos como tema local Olhares sobre a vida no contexto pandêmico, também com foco na questão da cidadania global”, conta, completando: “A participação no concurso é uma forma de aproximar os saberes dos nossos alunos em Rede. Partilhando suas produções, experiências e percepções, por meio de um trabalho que articula a pesquisa, a cultura, a tecnologia e a arte, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inaciana, é uma grande riqueza”.

Segundo a Comissão Organizadora da RJE, o concurso visa estimular a produção literária e artística e o seu consequente intercâmbio entre estudantes dos colégios e escolas da RJE. O objetivo é selecionar textos, ilustrações e fotografias produzidos pelos estudantes da Rede, conscientizando-os de que, com o trabalho de sua autoria e criatividade, podem contribuir para o fortalecimento de uma Rede de Educação que preza pela formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas, criativas e comprometidas.

CRONOGRAMA

Até 31 de julho: envio das produções selecionadas internamente pelos colégios.
De 9 de agosto a 10 de setembro: votação aberta por parte de alunos e colaboradores (as coordenações pedagógicas informarão sobre como será o acesso à votação).
Até 1º de outubro: divulgação dos trabalhos mais votados.
– Serão selecionados dois textos, duas produções artísticas e duas fotografias por unidade.
– Em caso de empate, em qualquer categoria, uma comissão da RJE selecionará o trabalho.
– Uma comissão da RJE escolherá, entre as mais votadas, a produção artística ou fotográfica para a capa do livro.

Fonte: Colégio Antônio Vieira